Diante das constantes preocupações no cenário mundial com o que diz respeito ao meio ambiente, o Grupo Frangos Canção, a principal indústria avícola da região de Maringá, vem investindo em ações constantes na área ambiental, buscando estar dentro de um conceito de indústria sustentável. O tratamento de efluentes está entre as atividades mais importantes dentro dessa questão e o Frangos Canção está investindo na ampliação e modernização de seu sistema na planta em Maringá. Hoje, a indústria atua com em um sistema primário de tratamento, que reduz a carga orgânica enviada para as lagoas de tratamento em 90%, reduzindo a geração de gás metano nas lagoas (gás de efeito estufa). De acordo com Fábio Guerlles, engenheiro ambiental do Frangos Canção, “as ações que o Canção desenvolve na área ambiental são ações consistentes, que se diferenciam por serem contínuas, sempre buscando a melhoria dos processos e da qualidade ambiental do Grupo”.
Os colaboradores do Frangos Canção também tem participado do processo de conscientização ambiental. A partir de agosto, uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Maringá irá promover palestras e debates sobre educação ambiental para os colaboradores, focando nas questões do setor avícola.
Programa Despoluir
Desde 2010, o Frangos Canção estabeleceu uma parceria com a Setcamar – Maringá (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Maringá) para monitorar os níveis de emissões de poluentes na frota de caminhões do grupo. A cada 60 dias técnicos da Setcamar visitam as unidades do grupo para verificar os níveis de poluentes e certificar os caminhões. “Além da questão ambiental, essa certificação também atesta que não está sendo desperdiçado combustível, o que reverte recursos para investimentos em outras ações ambientais”, afirma Guerlles.