Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Carne suína do MS para a Rússia

MS quer exportar carne suína para o mercado russo. Governador do Estado vai à Rússia em fevereiro para negociar comércio entre os países.

Carne suína do MS para a Rússia

No próximo dia 13 de fevereiro, o governador André Puccinelli embarca com comitiva para a Rússia, o país que mais importa carne brasileira atualmente. No entanto, Mato Grosso do Sul ainda não tem participação significativa neste mercado. Em entrevista coletiva na cidade de Três Lagoas na sexta-feira (05/02), o governador apresentou uma saída para aumentar as exportações sul-mato-grossenses.

“Sabemos que a Rússia irá fechar um grande contrato de compra de carne bovina brasileira nos próximos meses. E atualmente, Santa Catarina é o principal fornecedor. Mas por conta do volume a ser adquirido, o Estado do Sul pode não conseguir atender essa demanda. E nós vamos lá oferecer nossa carne suína, que tem qualidade e está imune a questões sanitárias”, justificou André.

Em julho de 2008, Mato Grosso do Sul recebeu da Organização Internacional e Epizootias (OIE) o status de área livre da aftosa com vacinação. E no começo deste ano, a China, maior mercado consumidor do planeta com 1,3 bilhão de habitantes, reconheceu as áreas livres de aftosa do Brasil, abrindo espaço para novos acordos comerciais.

De acordo com Puccinelli, no primeiro trimestre de 2010, o país asiático deve fazer a primeira compra de carne bovina sul-mato-grossense. A missão à Rússia, que se inicia no dia 13, será composto de secretários, políticos e empresários, e deve durar 10 dias.