Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

"Vacio" Suíno: Daniel Furtado cria novo corte

Mestre açougueiro responsável pelos cortes da campanha "Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína", da ABCS, apresenta novo corte de carne suína ao mercado.

O Mestre açougueiro responsável pelos cortes da campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína” realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Daniel Furtado, criou um novo corte de carne suína. Conhecido na Argentina e Uruguai como “vacio” o corte é proveniente da parte traseira, entre o pernil e a barriga. Porém, naqueles países a carne é tradicionalmente proveniente do boi. A novidade está no uso da carne suína, o que colabora no uso da carcaça. O vazio suíno, por exemplo, é uma peça pequena de apenas 400 gr e que deve ser extrair com técnica específica, como explica o criador do corte. “É necessário precisão na retirada da carne, pois, pode-se atingir outros dois cortes (filé mignon e a fraldinha), por conta de sua localização”, explica.

Sempre inovando, Daniel conta que a ideia surgiu na busca por novos cortes com o objetivo de agregar valor às peças. “Procuro buscar novas apresentações, sempre pensando no uso gastronômico da peça, no sabor e apresentação, e o vazio suíno é excelente em todos esses aspectos” conta.  Segundo Daniel, a peça pode ser assada inteira no espeto ou preparada em grill. “É uma carne suculenta e saborosa, típica para tira-gosto. Além de ser uma peça de bonita apresentação”.

O novo corte já deve fazer parte da Campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína” nos próximos meses. Por enquanto, a peça pode ser encontrada somente em Minas Gerais, na casa carne de Daniel, em Três Pontas. Ainda segundo o mestre açougueiro, o objetivo é comercializar a carne in natura e também temperada.