Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Gripe aviária no Canadá

Autoridades canadenses detectam caso de gripe aviária com provável vírus de baixo nível patogênico em fazenda de perus.

Gripe aviária no Canadá

As autoridades canadenses confirmaram ontem (25) um caso de gripe aviária em uma fazenda de perus e assinalaram que a cepa detectada é, “provavelmente, um vírus com baixo nível patogênico”. A Agência de Inspeção Alimentar do Canadá (CFIA, na sigla em inglês) confirmou a presença do vírus em uma granja comercial no município de Rockwood, na província de Manitoba, e disse que está realizando testes para informar o subtipo do vírus.

“A avaliação clínica e as análises de laboratório sugerem, por enquanto, que, provavelmente, se trata de um vírus com baixo nível patogênico”, disse a CFIA através de um comunicado. A cepa H5N1 é a mais violenta e mortal deste tipo de vírus.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o H5N1 provocou a morte de 260 pessoas no mundo todo (em sua maioria na Ásia) e causou o sacrifício de milhões de aves para evitar sua propagação. A CFIA disse que todas as aves infectadas (cerca de 8,2 mil) serão sacrificadas e as instalações da granja “desinfectadas”.

O jornal Winnipeg Free Press assinalou que as autoridades sanitárias não detectaram nenhuma pessoa contaminada pelo vírus. Em 2004, o Canadá sofreu seu primeiro surto de gripe aviária em uma criação agrícola da província de Colúmbia Britânica, que se estendeu rapidamente e obrigou o sacrifício de, aproximadamente, 20 milhões de aves.