Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Milho no Paraná

Produtividade acima do esperado e preço bom animam o produtor de milho no oeste do Paraná. Cultura tem bom momento.

Milho no Paraná

Preço bom e produtividade acima do esperado. A combinação destes dois fatores tem feito muitos produtores de milho comemorarem o bom momento da cultura. Na região oeste do Paraná, agricultores viabilizam novas plantações com o rendimento alcançado na última safrinha e, além de sementes de qualidade, o clima também é citado como um dos aliados principais deste fato.
  
Em Nova Aurora, o produtor, Luiz Manzano, associado Copacol, dividiu a área de plantio para dois híbridos. Com o milho CD 384, foram 296 sacas por alqueire e, com a outra opção, 253 sacas por alqueire. O resultado animou Manzano, que já prometeu aumentar a área de plantio do CD 384.
  
“Esse híbrido mostrou-se excelente. Mesmo em um período de seca, a semente respondeu”, comentou o agricultor. Ele utilizou a mesma tecnologia, nos mesmos dias, para os dois híbridos.
  
O engenheiro agrônomo da Copacol, Fernando Sanches da Nova, acompanhou o desenvolvimento da lavoura de milho safrinha de Manzano. Ele afirma que o produtor que semear o híbrido da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec no cedo garantirá bons resultados. “O CD 384 é um excelente material. O custo é baixo e a rentabilidade é alta. Para que o rendimento seja ainda maior, eu recomendo que mesmo sendo uma planta sadia, o produtor faça uma aplicação de fungicida.”

  
Além de Manzano, outros produtores da região alcançaram bons resultados com o plantio do híbrido CD 384 também na safra verão. Ivan Dallabrida, de Capitão Leônidas Marques, colheu 350 sacas por alqueire e Otacílio Delabeta, de Três Barras do Paraná, conseguiu pouco mais de 399 sacas por alqueire.
  
Outro híbrido Coodetec que chamou a atenção neste ano foi o CD 308. O produtor cascavelense, Irineu Adada, fez o plantio desta semente em janeiro e, em maio, quando colheu, contabilizou 400 sacas por alqueire. “Não me lembro de outro ano tão bom quanto esse. Usei plantio direto, fiz adubação de base e uma aplicação de fungicida. Não tive problema algum e vou recomendar essa semente, com certeza.”
  
Silagem – Irineu Adada explicou que parte da produção ele destinou para comercialização e o restante produziu silagem. O coordenador de marketing e difusão da Coodetec, Charles Ayub, informa que o híbrido CD 308 é próprio para silagem de planta inteira. “Produtores como Adada conseguem manter os níveis de produção de leite, principalmente nas épocas mais frias do ano. Nossos híbridos apresentam alto teor nutritivo, pés graúdos, espigas e grãos de excelente qualidade”, destacou Ayub.
  
A Coodetec possui amplo portfólio de híbridos, indicados especialmente para silagem de planta inteira e grãos úmidos. “Os produtores que já optaram pelo milho de alta qualidade para alimentar seus rebanhos, estão satisfeitos com os altos endimentos”, comenta.
  
Neste ano, o produtor de milho pôde conhecer uma novidade.  A Coodetec associou a qualidade da semente CD 384 à tecnologia Herculex*I e, em 2010, alguns produtores já colheram bons resultados. O novo híbrido CD 384 Hx, além da alta produtividade, sanidade foliar e estabilidade de produção, garante ao produtor proteção contra a lagarta-do-cartucho e controle da broca-da-cana.