Sem dúvida, sua ausência foi a mais sentida na Expointer de 2009. Em virtude de questões sanitárias, os suínos foram preservados e não participaram da maior feira agropecuária da América Latina, algo inédito, tendo em vista que desde a primeira edição da Expointer eles sempre estiveram presentes, expostos por suinocultores de várias regiões do Rio Grande do Sul.
Segundo o Diretor Técnico da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), o médico veterinário Gilberto Moacir da Silva, 129 animais estão inscritos, sendo estes exemplares das seguintes raças: Duroc, Puro sintético, Landrace, Large White e Cruzados.
Nos dias 31/08 e 1º de setembro, terça e quarta-feira, respectivamente, às 9h, serão realizados os julgamentos de classificação, nos quais serão avaliados os melhores exemplares suínos em termos de genética. O ilustre jurado será o Presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster. Por fim, a Premiação dos Campeões deve ser realizada no dia 02 de setembro (quinta-feira), a partir das 19h, no Centro de Convívio da Acsurs.
Lançamento oficial do PNDS no Rio Grande do Sul
Com o objetivo de aumentar em 2kg per capita o consumo de carne suína dos brasileiros, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura já está em curso em vários Estados do Brasil. No RS, inclusive, já foi realizada uma ação específica para sensibilizar donos de bares e restaurantes, durante um Pólo Gastronômico realizado em Porto Alegre.
O lançamento oficial do projeto será realizado no dia 31 de agosto, às 13h, no Centro de Convívio da Acsurs. Na solenidade, várias autoridades devem estar presentes. Além disto, durante a feira, também está prevista a realização de várias oficinas de cortes suínos, que serão realizadas no Aquário do Sebrae/RS. Estas oficinas serão realizadas pelo consultor em cortes de carnes do Sebrae/RS, Marcelo Conceição, que ficará responsável pela desossa das carnes e, em seguida, a culinarista e professora de gastronomia Rejane Lorenzon, preparará deliciosos pratos à base de carne suína. As oficinas, que serão gratuitas e devem receber mais de 50 pessoas por dia, também contarão com a presença do consultor de comunicação e marketing do PNDS, Fernando Barros, que falará ao público sobre o Projeto e os diversos usos, pratos e potencialidades da carne suína.
Para o presidente da ABCS, Irineu Wessler, a suinocultura gaúcha não poderia retornar ao evento em melhor momento. “Estamos focados nas ações do PNDS no Rio Grande do Sul e esperamos resultados bastante positivos, por isso, a volta a Expointer é essencial ao produtor gaúcho que sente mais confiante e também para os coordenadores e executores do Projeto no estado”, comenta.
O PNDS está sendo realizado, a nível nacional, pela ABCS, Sebrae Nacional e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. No Rio Grande do Sul, a Acsurs e o Sebrae/RS estão desenvolvendo suas ações. Na solenidade de assinatura do Protocolo de Cooperação para Implementação do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura no estado, estarão presentes o Presidente da ABCS, Irineu Wessler, a Coordenadora do PNDS, Livia Machado, o Presidente da Acsurs, Valdecir Folador, o Gerente de Agronegócios do Sebrae/RS, Angelo Aguinaga, o Diretor Executivo do PNDS no RS, Rodrigo Rizzo, entre outros.
Confira, a seguir, os dias e horários que serão realizadas as oficinas:
28/08 (sábado) – das 14 às 15h – Demonstração no Aquário do Sebrae;
29/08 (domingo) – das 14 às 15h – Demonstração no Aquário do Sebrae;
31/08 (terça-feira) – das 14 às 15h – Demonstração no Aquário do Sebrae;
01/09 (quarta-feira) – das 14 às 15h – Demonstração no Aquário do Sebrae;
02/09 (quinta-feira) – das 14 às 15h – Demonstração no Aquário do Sebrae;
03/09 (sexta-feira) – das 14 às 15h – Demonstração no Aquário do Sebrae;
04/09 (sábado) – das 14 às 15h – Demonstração no Aquário do Sebrae.