Sustentabilidade é o conjunto de práticas adotadas que visam a diminuir os impactos gerados pelas atividades humanas que poderiam prejudicar a natureza. Logo, o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades. Atualmente, a produção ambientalmente correta de alimentos ganha cada vez mais destaque no agronegócio mundial. Esta tendência foi destacada no I Fórum EcoAgri, realizado durante a AveSui América Latina 2010.
O I Fórum EcoAgri trata-se de uma iniciativa inovadora por parte da Gessulli Agribusiness, que promoveu, com sucesso, um debate sobre produção e desenvolvimento sustentável no dia-a-dia do produtor rural contemporâneo, apresentando uma forma inteligente e lucrativa de se produzir alimentos. Muitas empresas ligadas ao agronegócio, atentas a esta linha “sustentável” de pensamento, já fazem mudanças estruturais, buscando a adequação de suas linhas com as novas tendências mundiais de produção. Com as cadeias de aves, ovos e suínos não é diferente. Para o crescimento destas atividades no Brasil, impulsionado pela abertura de novos mercados, é necessária a introdução de novas tecnologias na produção nacional. Países da Europa e da América do Norte, por exemplo, adotam a cada dia novas práticas de manejo que beneficiam o bem-estar animal e preservam o meio ambiente. Ora através do tratamento de dejetos suínos para produção de biogás, ora através da adoção de gaiolas diferenciadas para a criação de poedeiras.
As discussões realizadas dentro do Fórum evidenciaram a relação entre agronegócio e o meio ambiente, o uso racional de recursos hídricos e a importância da adoção de boas práticas de sustentabilidade na produção de alimentos. O evento também debateu os impactos que as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na produção de aves e suínos causam ao meio ambiente, a necessidade de implantação de programas de sustentabilidade em granjas – através de sistemas de manejo de dejetos dos animais, adoção de produção livre de gaiolas e importância da rastreabilidade na produção animal.
Para o coordenador o Fórum EcoAgri, o pesquisador Jda Embrapa Suínos e Aves, Julio Palhares, a questão da sustentabilidade deve “inserir sempre novas discussões e pensar nas demandas futuras”.