Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Novas regiões produtoras de suínos e aves serão foco da gestão da Embrapa Suínos e Aves

Objetivo será o fortalecimento de ações de pesquisa em áreas estratégicas das cadeias produtivas.

Redação (11/03/2009)- A geração de tecnologias relacionadas à sanidade animal, segurança alimentar, redução de impactos ambientais da produção e sistemas de produção adaptados às novas regiões produtoras de suínos e aves do Brasil será a principal prioridade da nova gestão da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A cerimônia oficial de posse está marcada para dia 13 de março, às 10 horas, com a presença do Diretor-Executivo da Embrapa, Kepler Euclides Filho, do Secretário Estadual de Agricultura de Santa Catarina, Antônio Ceron, além de autoridades estaduais e federais e representantes da cadeia produtiva.

De acordo com o novo chefe-geral da Unidade, Dirceu João Duarte Talamini, o foco será o fortalecimento de ações de pesquisa em áreas estratégicas das cadeias produtivas para ajudá-las a enfrentar os novos desafios do mercado interno e externo. “É necessário atender as necessidades de tecnologia que mantenham a competitividade e o acesso ao mercado internacional da produção das duas cadeias”, afirmou.

A proposta de trabalho da nova chefia inclui também a modernização dos laboratórios e campos experimentais e o reforço do quadro técnico da Unidade. Outro ponto é o estabelecimento de parcerias para a realização de projetos conjuntos com Unidades da Embrapa, além de Universidades, instituições estaduais de pesquisa e outras entidades públicas e privadas. “O objetivo é a geração de tecnologia que melhore e mantenha a competitividade das cadeias. E trabalhar em parceria sempre fortalece a pesquisa”, comentou Talamini. O relacionamento com empresas que atuam com os produtos de suínos e aves será reforçado para facilitar a transferência de tecnologia.

Composição da nova chefia da Embrapa Suínos e Aves
A nova chefia da Embrapa Suínos e Aves é composta pelo chefe-geral Dirceu Talamini e os chefes-adjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento, Comunicação e Negócios e de Administração.

Na chefia de P&D assumiu o pesquisador Gerson Neudi Scheuermann, na Embrapa desde 1996, agrônomo com mestrado em Produção de Aves e Ph.D em Biologia do Músculo e da Carne. Sua atuação de pesquisa concentra-se na área de segurança dos alimentos, com projetos em andamento visando a utilização de extratos de plantas como alternativa aos antibióticos promotores de crescimento em aves e como alternativa para o controle de pragas na agricultura.

O pesquisador Gilberto Silber Schmidt é o chefe-adjunto de Comunicação e Negócios. Zootecnista, Doutor em Genética e Melhoramento, Gilberto atua na Unidade desde 1987 e lidera projetos na área de melhoramento genético de aves e de agricultura familiar. Também atua com projetos de transferência de tecnologia junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Na área administrativa assumiu Fernando Luís De Toni, bacharel em ciências contábeis com especialização em Contabilidade Gerencial, atuando na Embrapa desde 1989. Fernando participou dos trabalhos de Análise e Melhoria de Processos nas áreas de Gestão de Suprimentos e de Compras, classificados entre os cinco melhores processos de premiação nacional por equipes nos anos de 2004 e 2002, respectivamente.

Serviço:
Cerimônia de Posse da Chefia da Embrapa Suínos e Aves
Data: 13 de março de 2009
Horário: 10 horas
Local: Auditório da Unidade
Endereço: Rodovia BR 153, KM 110, Distrito de Tamanduá, Concórdia/SC