Redação (20/03/2009)- Tido como vilão por nutricionistas durante muito tempo, o ovo deu uma grande virada e hoje é considerado um alimento saudável.
Entretanto, nem todos sabem de seus benefícios. Por isso, a Ovos Brasil entidade brasileira sem fins lucrativos que promove o produto “ovo”, lança neste mês uma campanha nacional sob o mote “ovo só faz bem”.
A entidade, juntamente com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), irão percorrer os principais pontos de venda do Brasil em sete capitais: São Paulo (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). "Nosso objetivo é expandir, junto ao público consumidor, os conhecimentos sobre o alimento ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde", diz José Roberto Bottura, diretor executivo da Ovos Brasil. "O ovo é benéfico para todas as faixas etárias da população. É um alimento de alto valor nutritivo e rico em proteínas".
A campanha, desenvolvida pela agência RN, consiste na colocação de um display nos principais supermercados das capitais, ondel estarão disponíveis informações técnicas sobre o ovo, envolvendo o consumidor, buscando quebrar mitos e paradigmas. Esses displays trazem um ar moderno e buscam levar o conceito de “glamour” ao produto. O display terá um monitor projetando filmes sobre o ovo e conterá folders informativos, a serem distribuídos aos consumdores.
De acordo com a entidade, os folders abrangem diversos temas como: anulando o paradigma do colesterol, idosos, dietas de emagrecimento, benefícios do ovo, ovos para atletas, gestantes e crianças entre outros.
Alimento saudável – O ovo é conhecido como um alimento rico em proteínas e de baixo valor calórico. Por isso, deve fazer parte do cardápio das pessoas de todas as idades. Ele é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um alimento de proteína padrão de consumo de fácil digestão. Além disso, é fonte de vitaminas do Complexo B, (a mais importante – B12) e possui vitaminas lipossolúveis e minerais que enriquecem qualquer tipo de refeição. A maior discussão em torno do ovo é se a quantidade de colesterol pode prejudicar a saúde. Porém, análises mostram que a quantidade ingerida com colesterol em nada interfere neste processo.