Proposta anuncia R$ 75 bilhões para ajudar o setor.
Frente Parlamentar da Agropecuária prioriza aprovação da MP da dívida
Redação (04/08/2008)- A aprovação da Medida Provisória 432, que renegocia R$ 75 bilhões dos R$ 87,5 bilhões das dívidas dos produtores rurais, é a prioridade da Frente Parlamentar da Agropecuária (www.fpagropecuaria.com.br) para o segundo semestre legislativo, que recomeça nesta segunda-feira.
O presidente da Frente, deputado Valdir Colatto (PMDB/SC), defende uma solução imediata para alguns pontos da proposta. "Precisamos oferecer melhores prazos e juros mais baixos para o agricultores pagarem seus débitos. Só queremos que o governo cumpra o que o presidente Lula determinou, que é contemplar o maior número possível de agricultores", destacou.
Colatto lembra que parte dos produtores rurais foram incluídos na dívida ativa e correm o risco de ter seus bens confiscados. "Precisamos discutir com o governo uma forma de evitar que os produores sejam incluídos na dívida ativa. O produtor rural, que é maior patrimônio da nossa agricultura, precisa continuar na sua atividade para gerar empregos, renda e produzir os alimentos que o brasileiro consome", afirmou.
Leia também no Agrimídia:
Valdir Colatto lembra ainda que os produtores inadimplentes têm tido dificuldade para ter acesso ao crédito. Ele defendeu mudanças por parte das instituições financeiras. "Os bancos têm que entender que o produtor só vai pagar a sua dívida se ele tiver crédito para plantar e colher", apontou.
O relator da MP 432, deputado Luis Carlos Heinze (PP/RS), que é membro da Frente, já anunciou que conseguiu aumentar o prazo para o pagamento das dívidas dos produtores do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso, além daqueles municípios do Paraná, Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul atingidos pela estiagem de 2005. "Esses municípios terão quatro anos para quitar débitos de custeio além do prazo dos contratos originais", frisou.























