O gerente de Relações com o Mercado da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Adriano Zerbini, representará a entidade na missão empresarial à Ucrânia e Alemanha, entre os dias 1º e 4 de dezembro. Organizada pelo Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a comitiva acompanhará o Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que irá em visita oficial aos países.
A comitiva, capitaneada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Miguel Jorge, participa, na Ucrânia, do seminário empresarial “Brasil e Ucrânia: Novas Fronteiras de Negócios. O representante da Abef aproveita a oportunidade para manter encontros com representantes do governo ucraniano para discutir a retirada do Brasil da investigação de dumping realizada por aquele país.
Na Alemanha, além de comparecer ao seminário “Parceria Econômica Brasil-Alemanha, Adriano Zerbini pretende, em encontro com empresários e fontes do governo alemão, manifestar o repúdio do setor exportador brasileiro de frangos contra as medidas protecionistas implementadas pela União Europeia.
“Os dois países são importantes para o mercado exportador de carne de frango. A Alemanha é o segundo maior mercado da União Européia com importação de janeiro a outubro de 82 mil toneladas. A Ucrânia, que é um grande importador, mas que, porém, compra muito pouco do Brasil, é um mercado que a Abef trabalha para aumentar as exportações e estabelecer uma parceria de longo prazo” afirmou Adriano. “A participação nesta missão comercial será uma oportunidade importante para manifestar nossa posição em questões relevantes para o setor”, concluiu.