Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Carne suína deverá incrementar programas sociais

<p>A proposta do presidente da ACCS, Wolmir de Souza, em incluir a carne suína nos programas assistenciais do governo federal, foi bem aceita pelos participantes da reunião realizada ontem, em Brasilia (DF).</p><p></p>

Redação SI (04/05/07) – De acordo com o Deputado Federal, Odacir Zonta, o encontro teve o objetivo de levar ao conhecimento do Ministério, a proposta dos suinocultores. “O Ministério da Agricultura deveria ter levado a proposta do encaminhamento formal de compra de suínos  pela Conab e a definição do preço mínimo, mas não o fez, então tivemos que apresentar à Fazenda, os nossos projetos”, destaca Zonta.

Durante o encontro, o deputado Zonta fez um relato de como está a suinocultura em Santa Catarina, a situação do embargo e as dificuldades que o setor está passando. Já o Deputado federal, Valdir Colatto, relatou o drama das famílias que sobrevivem basicamente da atividade suinícola, sensibilizando o representante do Ministério da Fazenda.

Na oportunidade, o Deputado Federal Odacir Zonta protocolou o documento para que seja criado o preço mínimo do suíno, e com isso, o Ministério da Fazenda aprove a proposta. O presidente da ACCS, Wolmir de Souza, sugeriu durante o encontro, que como não é uma grande quantidade de produto, o governo federal pode adquirir e incluir nos programas sociais. “Esta alternativa foi bem aceita e deverá entrar em discussão no Ministério da Agricultura e Fazenda. Vamos cobrar uma resposta positiva para que até o dia 8, terça feira, quando acontece a Audiência Pública da Suinocultura em Brasília, possamos ter alguma novidade”, finalizou Souza.