Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Escola de Agronegócios recebe Terceira Turma

<p>Projeto beneficia 106 jovens no Meio-Oeste de Santa Catarina.</p>

Redação (06/03/07) – A terceira turma matriculada no Projeto Semear — Escola de Agronegócios Eggon João da Silva, instalada em Videira (SC), inicia as atividades letivas em 28 de fevereiro, com uma aula inaugural extensiva aos pais. Este ano, entre 110 inscritos, foram selecionados 38 jovens, filhos de agricultores e agropecuaristas da região. O objetivo do curso é prepara-los para a sucessão de seus familiares na gestão de propriedades rurais. Com duração de três anos, o currículo inclui disciplinas equivalentes ao programa do ensino médio regular e tem como diferencial o perfil profissionalizante com aulas inerentes às atividades rurais. A escola começou a funcionar em 2005 e, no final deste ano, formará sua primeira turma, composta de 32 alunos.
 

A Perdigão é a principal mantenedora do projeto, fornecendo transporte, alimentação, material escolar e bolsa-auxílio aos estudantes, além de disponibilizar técnicos para orientação de projetos experimentais e monitoramento das atividades curriculares. O objetivo do curso, que acontece de segunda a quinta-feira em período integral, é formar uma nova geração de produtores rurais, que possa contribuir para a diversificação das atividades e, conseqüentemente, para a agregação de valor às propriedades.

O PROJETO

O Projeto Semear é pioneiro no Estado de Santa Catarina e tem foco na geração de oportunidades e experiências inovadoras, que potencializem a produtividade e a viabilidade de novos negócios, preparando os jovens para a sucessão na propriedade familiar.

O programa pedagógico, composto de aulas teóricas e práticas, é desenvolvido no CETREVI — Centro de Treinamento de Videira. A grade curricular engloba desde disciplinas tradicionais (como língua portuguesa e matemática) até a transmissão de práticas relacionadas às atividades do campo, como fruticultura, silvicultura, defesa sanitária animal e vegetal, zootecnia, administração e economia rural.

O Projeto Semear é uma iniciativa da Perdigão, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira, que cede os docentes, e Secretaria de Agricultura do Estado, por meio da EPAGRI — Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S/A, que fornece a infra-estrutura para realização das aulas.