Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Perdigão avalia terceiro trimestre e mostra tendência de retomada do crescimento

<p>Empresa avança na rota da sustentabilidade e na diversificação de negócios.</p>

Redação (14/11/06) – O balanço da Perdigão no terceiro trimestre de 2006 reflete tendência de recuperação em relação ao segundo trimestre do ano. O desempenho foi influenciado principalmente pela performance do mercado interno, que propiciou o crescimento das receitas. O faturamento no período chegou a R$ 1,57 bilhão, um aumento de 13,2% em relação ao trimestre anterior.

O mercado interno atingiu no trimestre R$ 949,2 milhões de faturamento, um crescimento de 32,3% se comparado a igual período do ano anterior e de 18,5% em relação ao segundo trimestre deste ano. No acumulado, somou R$ 2,5 bilhões, cifra 14,3% superior à registrada nos nove meses de 2005.

No mercado externo, que durante todo o primeiro semestre demonstrou queda em função de reflexos da influenza aviária, verificou-se a retomada gradativa da demanda de carne de aves, com elevação de 7% dos preços médios em dólares. As receitas de exportação geraram R$ 626,8 milhões, o que equivale a um aumento aproximado de 6% ante o segundo trimestre.

A receita líquida somou R$ 1,34 bilhão, valor 11,5% superior, enquanto o EBITDA cresceu 400,7%, atingindo R$ 88 milhões, com margem de 6,6% ante a 1,5% no trimestre passado. O lucro líquido apresentou forte recuperação, saindo do resultado negativo anterior para R$ 21,4 milhões.

INVESTIMENTOS

A Perdigão deu continuidade ao seu programa de investimentos, que totalizaram R$ 162 milhões no período, dos quais R$ 44,6 milhões foram direcionados para o novo complexo agroindustrial de Mineiros (GO), que deverá iniciar suas operações no primeiro semestre do ano que vem. No acumulado do ano, a empresa investiu R$ 507,8 milhões, valor 193,7% superior ao registrado nos primeiros nove meses de 2005, que além de Mineiros foram aplicados no aumento de capacidade de produção e abate e ampliação de linhas em outras unidades.

Apesar dos investimentos realizados na inovação e automação de suas linhas, foram criados 3,6 mil novos postos de trabalho e a empresa fechou o trimestre com 37.720 funcionários, alocados nas áreas de produção e comercial para atender a demanda dos mercados nacional e internacional.

A Perdigão vem reforçando durante o ano de 2006 as bases para o seu crescimento sustentável. Com a adesão ao Novo Mercado e a implementação de mecanismos que asseguram maior proteção aos acionistas, foi possível à empresa realizar oferta primária de ações, que possibilitou a captação de R$ 800 milhões, recursos esses que serão destinados à expansão de seus negócios.

Este é o primeiro trimestre em que a empresa está consolidando integralmente em seus resultados o desempenho da Batávia no período, empresa adquirida em maio e que possibilitou a diversificação dos negócios da companhia. As vendas de lácteos totalizaram R$ 187,7 milhões, contribuindo com 19,8% do volume comercializado pela Perdigão no mercado interno.

NÚMEROS DO TRIMESTRE

R$ milhões

3o tri/06 3o tri/05 % Variação
Receita Bruta 1.576,0 1.459,9 8,0
Mercado Interno 949,2 717,3 32,3
Exportações 626,8 742,6 (15,6)
Receita Líquida 1.340,1 1.286,8 4,1
Lucro Bruto 350,5 365,2 (4,0)
EBIT 47,5 137,6 (65,5)
Lucro Líquido 21,4 96,6 (77,8)
EBITDA 88,1 157,9 (44,2)
Investimentos 162,0 58,6 176,6
Lucro por ação R$* 0,16 0,72 (77,8)

* Lucro por Ação (em R$) consolidado, excluindo as ações em tesouraria

MERCADO INTERNO

O bom desempenho operacional do mercado interno foi proporcionado pelos elaborados e processados de carnes, com destaque para os congelados e industrializados, que cresceram 8,8% em volumes e 6,2% em receitas em relação ao terceiro trimestre de 2005, em função principalmente da recuperação da renda ocorrida no país. Os outros produtos processados que incluem massas, pizzas, vegetais, pão de queijo, linha vegetariana à base de soja e margarinas, entre outros apresentaram elevação de 41,3% em volumes e 29,5% em receitas, com destaque para a linha de margarinas.

No último bimestre de 2006, a Perdigão alcançou uma participação de 40,2% no mercado de pratos prontos/massas e de 38,5% no de pizzas congeladas. O market share de congelados de carne e industrializados de carne foi, respectivamente, de 36% e 24,8%, enquanto em lácteos atingiu uma fatia de 14,6%.

MERCADO EXTERNO

A retomada gradativa do consumo de frango, especialmente na Europa e no Oriente Médio, mais os ajustes dos estoques mundiais contribuíram para a melhoria do desempenho das exportações, que foram significativamente comprometidas no primeiro semestre em decorrência de problemas sanitários, que afetaram também parte das exportações de suínos para a Rússia.

O faturamento do mercado externo acumulou R$ 1,7 bilhão, valor 19,8% menor do que os resultados verificados nos primeiros nove meses de 2005. Os preços médios do ano em dólares caíram 7,8%, com queda de 16,7% em reais, devido à apreciação média do real em relação ao dólar de 11,7%. Os custos médios ficaram 8,2% menores, o que contribuiu para compensar parcialmente a perda de receitas de exportações em reais e a queda dos preços no mercado internacional.