Da Redação 28/06/2005 – O Japão quer investir na indústria brasileira de carnes. Empresários ligados à Chuunoo, cooperativa de produtores de carnes da província de Gifu, estão interessados em se associar a frigoríficos de São Paulo e Minas Gerais para produzir cortes de suínos e frangos de acordo com os padrões exigidos pelo mercado japonês.
Como parte das negociações iniciadas recentemente pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e pelo ministro da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, Yoshinobu Shimamura, quatro empresários japoneses visitaram frigoríficos paulistas e mineiros na semana passada.
O diretor-executivo da Chuunoo, Atushi Hayasi, ficou impressionado com a qualidade técnica de mão-de-obra brasileira e a sofisticação das instalações dos frigoríficos de frangos e suínos. Ele manifestou interesse em estabelecer o mais rápido possível parceria com as indústrias brasileiras.
Além de se associar às empresas brasileiras, os japoneses querem começar logo o treinamento e qualificação de recursos humanos no Japão para que a carne brasileira possa ser processada.