Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Preços em elevação

Cotações agrícolas voltam a registrar forte alta em SP.

Da Redação 25/05/2004 – 08h54 – O índice de preços recebidos (IPR) pelos produtores agropecuários paulistas, pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) – vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado – encerrou a terceira quadrissemana de maio com variação positiva de 3,61%, 0,31 ponto percentual a menos que no intervalo anterior.

Apesar da desaceleração, foi a quarta variação positiva quadrissemanal consecutiva, e a segunda seguida acima de 3,5%. Ainda assim, Nelson Batista Martin, diretor do IEA, acredita que a perda de fôlego vai continuar e que o indicador encerrará o mês com alta acumulada da cerca de 2,2%.

Segundo ele, as valorizações da segunda e da terceira quadrissemanas deste mês foram acentuadas também em virtude da baixa base de comparação – na segunda quadrissemana de abril, o IPR registrou variação positiva de 0,23%; na terceira, houve queda de 0,05%.

Também colaboram para oferecer maior sustentação às cotações agrícolas o ocaso da colheita de grãos desta safra 2003/04 e o fortalecimento do dólar em relação ao real. E, no caso dos produtos de origem animal, a recuperação dos preços recebidos pelos avicultores, que ajustaram a oferta e foram beneficiados pelo reaquecimento das exportações de frango. (FL)