[quotes_menu]

Expectativas do mercado voltam a melhorar

Índices IPCA e IPC-Fipe recuaram nesta última semana, conforme divulgação do Banco Central.

Da Redação 26/03/2003 – As expectativas do mercado quanto à inflação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2003 voltaram a melhorar na semana passada. A última pesquisa feita pelo Banco Central com uma centena de bancos e empresas mostra que a mediana das projeções para a variação do índice caiu de 12,43% para 12,19%. Foi a segunda semana seguida de recuo da inflação projetada, após sete semanas consecutivas de alta.

Na pesquisa retrasada, a mediana estava em 12,52%. Apesar de melhores, as expectativas do mercado para o IPCA ainda estão perigosamente acima da meta de inflação já ajustada do Banco Central (BC) para este ano, que é de 8,5%. No ano passado, parte da inflação do IPCA foi provocada por expectativas. Muitos reajustes de preços foram decididos pelo simples fato de que os agentes econômicos acreditavam que a inflação chegaria a determinado patamar. Daí a preocupação do BC em acompanhar de perto as projeções do mercado.

Divulgada ontem (25), a última pesquisa do BC mostra que a variação projetadas para o IPC-Fipe este ano também caiu, passando de 11,7% para 11,61%. As projeções referentes aos dois índices gerais de inflação considerados na pesquisa também acusaram melhora de expectativas. A mediana das projeções relativas ao IGP-DI recuou de 15,13% para 14,86%. A inflação projetada em relação ao IGP-M em 2003 também caiu, de 16% para 15,85%.

Por outro lado, a previsão quanto ao crescimento da economia este ano piorou. A mediana das projeções relativas ao aumento real do Produto Interno Bruto caiu de 2% para 1,98%.

 

Utilizamos cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao utilizar o nosso site e os nossos serviços, você concorda com o uso de cookies por nossa parte conforme estabelecido em nossa Política de Privacidade.