Xanxerê é um dos municípios pioneiros na implementação do Programa Merenda Forte. O programa consiste na inclusão da carne suína na merenda escolar e que em parceria com o Senac, já treinou merendeiras das escolas para que forneçam receitas praticas, saborosas e nutritivas para os alunos da rede escolar daquele município. Esta iniciativa deverá alcançar o Estado de Santa Catarina e posteriormente poderá também ser implementado nas regiões brasileiras onde a suinocultura faz parte da economia regional.
De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Wolmir de Souza, esta e uma das primeiras atividades que estão sendo praticadas e que deverá aumentar sensivelmente o consumo de carne suína a começar pela região. “As crianças chegarão em casa e irão contar para a família sobre os pratos preparados na escola e isso poderá se tornar um habito dentro do próprio lar e todos passarão a perceber o sabor e os valores nutritivos da carne suína”, explica Wolmir.
O presidente, faz um chamamento para que todos os presidentes de Núcleos Municipais e Regionais de criadores de suínos, organizem caravanas de suinocultores e participem da recepção ao Ministro as 9 horas da manhã. “Esta a primeira atitude concreta para aumentar o consumo da carne suína no estado e que pode ser adotada pelo Brasil inteiro” finaliza Wolmir. Haverá almoço gratuito para todos os participantes ao meio dia no local do encontro.