Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Guerra de Cancún

Lula diz que só negocia sem barreiras agrícolas.

Da Redação 09/09/2003 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou ontem ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que se os países ricos não aliviarem as barreiras aos produtos agrícolas do países pobres, o Brasil também não entrará em acordo sobre as outras áreas na rodada de negociações da Organização Mundial do Comércio, que começa amanhã (10), em Cancún, México.

“Sem avanços significativos na negociação agrícola não será possível avançar nas demais áreas”, afirmou Lula durante telefonema que recebeu de Bush logo no início da manhã, segundo nota à imprensa divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores. Líderes de todo o planeta estarão reunidos para discutir uma agenda de avanços na liberalização do comércio mundial.

Na conversa, o presidente Lula afirmou que a Conferência Ministerial de Cancún é uma oportunidade valiosa para orientar os trabalhos futuros da Rodada de Doha. “Não podemos esperar por outra rodada para que nossos interesses sejam atendidos, sobretudo em agricultura”, disse Lula.