Ministro Fávaro discute propostas para desburocratização das exportações

A reunião entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o presidente em exercício da Fiemt, Frank Rogieri, teve como foco a busca por maior eficiência nas exportações de produtos agropecuários brasileiros, especialmente através do Porto de Paranaguá.
O Brasil, como signatário da Convenção Internacional de Proteção Vegetal da FAO, segue as normas da ISPM-15, que estabelece procedimentos fitossanitários para madeiras usadas no transporte de cargas, incluindo tratamento e marcação visível com o selo IPPC.
O ministro destacou o recorde de abertura de novos mercados para produtos agropecuários brasileiros, com 160 mercados conquistados até o momento. Ele também enfatizou o compromisso em tornar as exportações mais eficientes, buscando otimizar os trâmites portuários sem comprometer os rigorosos padrões de defesa agropecuária do Brasil.
Leia também no Agrimídia:
- •Cuiabá sedia simpósio para discutir custos, inovação e sanidade na suinocultura
- •Professor da UPF conquista reconhecimento internacional no maior congresso mundial de suinocultura
- •Carne suína primária cresce no varejo britânico apesar da queda no consumo total
- •Processamento de soja no Brasil deve crescer em 2026 impulsionado pela demanda interna
Após a reunião, foi planejada uma nova rodada de debates envolvendo representantes da Anvisa e do Ibama, visando identificar oportunidades para aprimorar os processos e garantir uma fiscalização adequada, porém mais ágil, nos portos brasileiros.























