A autoridade de segurança alimentar de Hong Kong decidiu na quarta-feira suspender a importação de produtos avícolas do Oblast de Omskaya, na Rússia, devido aos surtos de Influenza aviária naquele local.
O Centro de Segurança Alimentar (CFS) do Departamento de Higiene Alimentar e Ambiental do governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (HKSAR) disse que, em vista das notificações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre surtos de Influenza aviária H5 altamente patogênica em Omskaya Oblast na Rússia, o CFS instruiu o comércio a suspender a importação de carne e produtos de aves, incluindo ovos de aves da área, com efeito imediato para proteger a saúde pública em Hong Kong.
Um porta-voz do CFS disse que Hong Kong estabeleceu atualmente um protocolo com a Rússia para a importação de carne de frango, mas não para ovos de frango. De acordo com o Departamento de Censo e Estatística do governo HKSAR, Hong Kong importou cerca de 140 toneladas de carne de frango congelada da Rússia nos primeiros seis meses deste ano.
“O CFS contatou as autoridades russas sobre o assunto e monitorará de perto as informações emitidas pela OIE sobre os surtos de influenza aviária. Ações apropriadas serão tomadas em resposta ao desenvolvimento da situação”, disse o porta-voz. Enditem