Com um investimento de 2.000 milhões de pesos, o equivalente a R$ 500 milhões, o Gupo Kuo pretende reconstruir a planta de beneficiamento localizada na comunidade de Sahé, Yucatán, com a qual busca criar mais de 2.000 empregos diretos e mais de 7.000 indiretos, por meio de sua filial Kekén.
“Com este importante anúncio, consolidamos nossa posição como o maior produtor de carne suína do país e reafirmamos nosso compromisso com a criação de valor junto aos nossos stakeholders”, disse Alejandro de la Barreda, CEO do Grupo Kuo.
A empresa – maior exportadora de carne suína do país – espera que a fábrica aumente sua capacidade de exportação para diversos países da Ásia e da América. Com uma área de 150 hectares, a fábrica deverá realizar seus processos de forma automatizada.
Estimativas do laboratório MSD Animal Health Mexico apontam que este ano a produção de carne suína em nosso país apresentará um aumento de 4% em relação a 2019. Até julho passado, o Serviço de Informação Agroalimentar e Pesqueira (SIAP) informaram que foram produzidas 931.327 toneladas, o que seria 3,7% a mais que no mesmo período do ano passado.
Japão e China são os principais mercados para a produção mexicana de carne suína.