Um novo caso da doença de Newcastle levou ao abate 159 mil poedeiras de acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Este é o segundo caso confirmado nos Estados Unidos pelo Serrviço de Inspeção de Saúde Vegetal e Animal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (APHIS) em 8 de janeiro.
O lote afetado foi localizado no Condado de Riverside, Califórnia, o mesmo condado onde o primeiro caso confirmado. No primeiro, anunciado pelo APHIS em 15 de dezembro de 2018, cerca de 110.000 aves de seis semanas foram afetadas.
O relatório da OIE afirmou que, assim como o primeiro lote de aves comerciais afetado, todas as 159.000 camadas estão sendo abatidas. As aves desse bando não apresentavam sinais clínicos de doença, nem houve aumento na mortalidade. No entanto, o rebanho foi avaliado como parte do aumento da vigilância que estava ocorrendo em meio a um surto de vND que afetou principalmente os frangos de exposição de quintal.
Até o momento, a doença foi encontrada em quatro condados da Califórnia – Riverside, Los Angeles, San Bernardino e Ventura – desde que o primeiro caso foi confirmado em maio de 2018.