A Zoetis, companhia global líder em saúde animal, confirmou apoio para o 43º Dia Estadual do Porco. O evento acontece em Boa Vista do Buricá no dia 11 de agosto. É uma realização da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS e Prefeitura de Boa Vista do Buricá.
Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A empresa trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários.
A Zoetis trouxe recentemente ao mercado nacional a Fostera PCV MH. “Essa é mais uma inovação que contribui para que os rebanhos possam ser protegidos contra o Mycoplasma e contra o PCV de forma eficaz, segura e conveniente. Para lançar esse produto, foram realizados vários estudos clínicos e avaliações de campo tanto no Brasil quanto no exterior”, afirma a Gerente de Produtos Suínos da Zoetis, Cintia Santos. Pesquisas realizadas com suinocultores apontam que a Mycoplasma ocasiona perdas de até US$ 500 milhões ao ano em granjas dos Estados Unidos. E a doença associada ao circovírus suíno tornou-se uma das enfermidades mais importantes economicamente, devido à perda de peso progressiva, entre outros impactos clínicos nos animais, e altas taxas de mortalidade, comprometendo a produção.
Os resultados das pesquisas clínicas mostraram que a Fostera PCV MH é eficaz na proteção contra a viremia, depleção linfóide e colonização de tecido linfóide causada por PCV2 e na redução das lesões pulmonares causadas pelo Mycoplasma hyopneumoniae. “Essa é uma vacina inovadora, resultado de intensa pesquisa e metodologia científica sólida. Por ser altamente eficaz e segura, permite a simplificação dos protocolos de vacinação utilizados pelos produtores de suínos e proporciona assim um programa eficaz, seguro e conveniente”, explica Cintia.
A Fostera PCV MH está disponível em frasco de 50 doses e pode ser administrada em suínos saudáveis com três semanas de idade ou mais, seguindo seu protocolo flexível: uma única dose intramuscular (IM) de 2 ml, ou duas doses de 1 ml (IM) com duas semanas de intervalo.
Enquanto outras vacinas de combinação requerem duas doses separadas ou diluição de dois frascos diferentes na hora do uso, a formulação única de Fostera PCV MH permite a conveniência de um protocolo de uma única dose ou a flexibilidade de um protocolo de duas doses através de uma vacina que já vem pronta para uso. “A Fostera PCV MH combina altíssima eficácia e segurança com mais facilidade no manejo dos animais, buscando assim atender grandes necessidades do produtor ao mesmo tempo”, explica a Gerente de Produtos Suínos. “É mais uma demonstração de nosso senso de parceria e de nossa busca pelo aumento da produtividade no campo”.
Programação – O 43º Dia Estadual do Porco ocorre no dia 11 de agosto, no Centro de Eventos de Boa Vista do Buricá.
Tradicionalmente, os produtores de todo o Estado serão recepcionados com café da manhã a partir das 7h30min. Às 8h30min acontece a solenidade de abertura, com a participação de autoridades ligadas ao agronegócio.
Para às 10h está previsto o início do painel, que vai contar com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) falando sobre a Lei da Integração e a criação da Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec); consultor Fabiano Coser, que fará uma explanação sobre a realidade e o potencial da carne suína, e, por último, Osmar Dalla Costa, pesquisador da Embrapa – CNPA, abordará o tema bem-estar animal. Logo após, os painelistas serão convidados a debater os temas com o público. A atividade contará ainda com a participação do presidente da ACSURS, Valdecir Luis Folador, e com a coordenadora Geral de Agregação de Valor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), médica-veterinária Charli Ludtke.
Ao meio-dia será servido almoço à base de carne suína.
O evento é uma realização da ACSURS e da Prefeitura de Boa Vista do Buricá com apoio da ABCS, Mapa, Embrapa Suínos e Aves, Secretaria estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi/RS), Emater/RS, Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (Sips/RS), Associação dos Suinocultores de Nova Candelária e Boa Vista do Buricá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Vista do Buricá e Nova Candelária e Câmara de Vereadores de Boa Vista do Buricá. Conta com o patrocínio da Vitalltech do Brasil, Agrimatec, Vargas Equipamentos Agropecuários, Sicredi, De Heus, Farenzena, Mig-PLUS, Minitube, Topgen, Vetoquinol, Agroceres PIC, Quimtia, Nutron/Cargill e Zoetis/Protec Saúde Animal.
Serviço
43º DIA ESTADUAL DO PORCO
Data: 11/08/2017
Local: Centro de Eventos de Boa Vista do Buricá – BR 472.
Informações: [email protected] ou 51 3712-1014.