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Suínos: Ações do PNDS são definidas no estado do Mato Grosso

Capacitação do produtor e ações de incentivo ao consumo da carne suína são foco em 2014.

Suínos: Ações do PNDS são definidas no estado do Mato Grosso

O Projeto Nacional do Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) dá os primeiros passos para as ações no Mato Grosso em 2014. Junto da Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso (ACRISMAT) e o Senar/MT, foi traçado o plano de trabalho da entidade durante dois dias de encontro no mês de março, em que as instituições avaliaram as atividades realizadas no estado em 2013 e alinharam as novidades, ações e estratégias para este ano. Em parceria com o SENAR/MT, a entidade terá foco na capacitação do produtor, com atividades específicas e capacitações; além ações de incentivo ao consumo da carne suína junto ao varejo. A comunidade também será contemplada com programas nutricionais, informações sobre os benefícios da proteína e até aulas em escolas estão entre os projetos.

O diretor executivo da ACRISMAT, Custódio Rodrigues, revela que as atividades já estão com o calendário fechado, como por exemplo os cursos de corte de carne suína para supermercados da região. “A programação desses treinamentos para a comunidade somente foi possível pela parceria com a Associação dos Supermercados de Mato Grosso (ASMAT). Iremos oferecemos o instrutor e o material necessário para a aula, que dura em torno de quatro horas”, explica.

Outras atividades ainda estão no calendário para o fortalecimento e divulgação do slogan da carne suína. Para o período da Copa, a ideia é fazer com que a carne suína entre no churrasco do brasileiro e também caia no gosto dos visitantes internacionais. “A carne produzida no Mato Grosso é de alta qualidade e tenho certeza que será bem apreciada pelos visitantes”, ressalta o presidente da ACRISMAT, Paulo Lucion.

Segundo a coordenadora Nacional do PNDS, Lívia Machado, o estado se destacou na área de qualificação no primeiro ano do PNDS, sendo um dos destaques na capacitação de profissionais. “Nossa avaliação é extremamente positiva, vamos continuar trabalhando e aumentar a área de atuação”, conta.

A coordenadora ressalta ainda a parceria entre a ACRISMAT e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT) que, por meio de cursos e treinamentos, atingiram mais de 600 profissionais no campo em 2013. “Para esse ano planejamos dar continuidade a essa capacitação, levando cada vez mais informação e conhecimento prático de qualidade para as granjas do Mato Grosso”, comenta.

Curso de cortes estreia as ações no estado em parceria com a ASMAT

O primeiro curso de cortes suínos em 2014 aconteceu no dia 26 de março junto a ASMAT, contou com a presença de 17 profissionais da área de açougue no supermercado Comper do Jardim Itália. “A ideia do treinamento é ensinar aos profissionais da área os principais cortes da carne suína, otimizando o tempo de manuseio, diminuindo o desperdício e aumentando a eficiência do trabalho”, conta o diretor executivo da ACRISMAT, Custódio Rodrigues. De acordo com o diretor, essa é também uma oportunidade dos profissionais conhecerem os benefícios da carne suína e comprovarem que é um alimento versátil e saudável.

Há dois anos ensinando os principais cortes de carne suína nos treinamentos promovidos pela entidade, o chefe de cozinha, Juliano Garcia, conta que os profissionais saem com uma nova visão sobre o alimento. “Os cursos ajudam também no incentivo do consumo e da venda do produto”, conta o chefe, que é especialista em cortes de carne.

A qualificação no supermercado agradou aos participantes e toda a equipe de trabalho da rede. Mais ações já foram solicitadas pela rede de supermercado, entre elas mais um curso teórico e como novidade a palestra de saudabilidade, que aborda a qualidade e os benefícios do produto.

Essa edição contou pela primeira vez com a parceria da ASMAT. De acordo com executiva da associação, Tatiane Sanches, a ASMAT está sempre atenta a demanda dos associados e vê esta parceria como uma oportunidade para que os supermercados estejam cada vez mais preparados para atender ao consumidor. “O profissional qualificado oferece atendimento de qualidade para os clientes, apresenta novas opções de compra e fideliza o consumidor”, comenta.