Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultura

ASES conclui ações do PNDS no Espírito Santo com jantar comemorativo

Associação celebra o sucesso com mais de mil pessoas capacitadas em 2012.

ASES conclui ações do PNDS no Espírito Santo com jantar comemorativo

Para finalizar as atividades do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) no Espírito Santo neste ano, a Associação de Suinocultores do Espirito Santo (ASES) junto ao Sebrae/ES, reuniu autoridades ligadas ao agronegócio e produtores de suínos para apresentar os resultados atingidos em mais um ano de atuação na suinocultura da região.

Estiveram presentes o Deputado Federal, Lelo Coimbra; representando o Governador do Estado do ES, Fernando Campanha;  superintendente do  Sebrae/ES, José Eugênio Vieira; superintendente SENAR-ES, Neuzedino Assis; presidente ABCS, Marcelo Lopes; diretor-executivo ABCS, Fabiano Coser, presidente do conselho deliberativo da ASES, José Puppin; Prefeitos, vereadores, secretários de agricultura municipais, representantes de instituições financeiras e produtores do estado.

A coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, apresentou no encontro os resultados nacionais do projeto destacando o aumento de capacitados, que atualmente já ultrapassam mais de 23 mil profissionais nas três áreas de atuação: produção, indústria e varejo. “A ASES teve grande destaque esse ano com a realização da ação no sistema prisional do estado.  Concomitante desenvolveu trabalhos para a abertura de um grande mercado de refeições coletivas e relacionados com a questão social. É uma entidade que junto ao Sebrae/ES potencializa o trabalho da ABCS”, diz.

Já as ações e atividades realizadas pelo PNDS no Espírito Santo em 2012 foram apresentadas pelo secretário-executivo, Nélio Hand, que destacou em detalhes as principais atuações do projeto no estado. “O PNDS no Espirito Santo capacitou, até o momento, 1.053 pessoas, sendo 379 em que em cortes especiais, 272 em saudabilidade, 254 em gastronomia, mais 137 em ações voltadas para a produção de suínos, além de profissionais que participaram de missões técnicas elaboradas pela entidade”, disse. Já de sensibilizados, a associação estadual atingiu neste ano mais de 16 mil pessoas, em feiras e eventos. Hand citou ainda as capacitações na área de produção e a realização do 1º Festival do Leitão no Rolete de Cachoeiro de Itapemirim, onde houve a realização de palestras, vitrine da carne, aula show gastronômica, e um almoço beneficente com 30 leitões no rolete. “A participação em feiras e eventos também foi um destaque: na Super ACAPS Panshow, evento voltado para supermercadistas, e na GRANEXPO ES maior evento do negócio rural capixaba”, complementa.

O secretário lembrou também de uma das ações pioneiras do estado, o workshop realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS) e a empresa de refeições coletivas MS QUINTINO. A oficina ministrada para a equipe de profissionais que atuam na cozinha da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim, que buscou esclareceu dúvidas sobre a carne suína e ofereceu treinamento de cortes de carne suína.

Segundo Marcelo Lopes, Presidente da ABCS, o estado se destacou pela diversidade de público, com destaque para universitários, futuros profissionais que promoverão a carne suína. “Com a capacitação do PNDS os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da carne suína na alimentação humana, e a nova realidade da produção brasileira. Parabenizo o estado pela quantidade de ações concluídas com louvor”, comenta.

O Presidente da Ases, José Puppin destacou a missão técnica para Ponte Nova/MG, atividade desenvolvida para que produtores e colaboradores trocassem experiências.  “O aprimoramento das atividades é sempre um conquista e o PNDS está em constante aperfeiçoamento de suas ações. Está missão é prova de que a troca de informação e  o cooperativismo fazem crescer ainda mais o setor suinícola no país”, diz

No evento ainda destacou-se o aniversário de 33 anos da ASES, comemorado no dia 09 de novembro.  Após as apresentações os participantes, degustaram um delicioso jantar à base de carne suína, preparadas pelo mestre açougueiro e especialista em cortes suínos, Daniel Furtado.