Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

BRF adquire participação acionária na Avex

Avex é uma das principais produtoras e exportadoras de frangos da Argentina. Objetivo é criar uma empresa líder de alimentos para abastecer tanto o mercado interno como para exportar produtos de valor agregado a partir do país vizinho.

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, anunciou hoje (03) um importante investimento na Argentina, como um passo fundamental na sua estratégia de expansão na América Latina, por meio da associação com um grupo argentino liderado pela família Miguens. A BRF está adquirindo uma participação acionária na Avex e, em conjunto com os sócios argentinos, o controle acionário das empresas Flora Dánica S.A., Flora San Luis S.A. e GB Dan S.A. (“Grupo Dánica”).

A Avex é uma das principais produtoras e exportadoras de frangos da Argentina. Com uma sólida reputação no mercado local, a Dánica opera no mercado de consumo de massa com uma linha de produtos que engloba margarinas, maioneses e molhos, entre outros.

A operação prevê, também, a incorporação das atividades da Sadia Argentina. O comando das operações ficará a cargo de gestores locais. Ao se associar com um grupo argentino, a BRF demonstra seu firme compromisso de atuar no mercado argentino como um player local.

Somados os investimentos nas duas aquisições, serão aplicados cerca de 630 milhões de pesos argentinos (aproximadamente US$ 150 milhões). O plano de investimentos prevê ainda o aumento da capacidade de produção da Avex e da Dánica. O objetivo é ampliar a presença de ambas as empresas no mercado local, além de incrementar seu potencial de exportações. Para alcançar esses objetivos, também está previsto o aumento da capacidade de distribuição.

“Essa decisão representa uma oportunidade única para cooperar, somar esforços e criar uma grande base exportadora de alimentos na Argentina”, afirmou o presidente da BRF, José Antonio Fay.

Além disso, o incremento da produção ampliará o número de empregos diretos e indiretos gerados pelas duas companhias. Atualmente, a Avex e a Dánica em conjunto contam com cerca de 1.100 funcionários.

“Todos sabemos que a demanda global de alimentos seguirá crescendo e que a América Latina tem vantagens competitivas cruciais para atendê-la. Integrar plataformas de produção e exportação é o nosso desafio. Articulando as capacidades das indústrias brasileiras e argentinas, a BRF se fortalece para impulsionar sua expansão global”, afirmou Fay.

A respeito da operação, o sócio Carlos Miguens assinala: “Esta associação nos permite continuar desenvolvendo uma das indústrias mais atraentes da Argentina, agregando valor à nossa produção agrícola e gerando postos de trabalho em várias regiões do país. Fazer isso em parceria com uma gigante como a BRF nos garante acesso ao melhor conhecimento da indústria e nos garante um acesso maior ao mercado mundial. Queremos fazer parte da transformação da Argentina de ‘celeiro do mundo’ em ‘supermercado do mundo’.”