A coleta de óleo de cozinha para reutilização foi uma mudança radical entre consumidores de diversas cidades do Paraná.
Com o trabalho bem planejado da BF Ambiental e do setor de supermercados, houve a consciência dos cidadãos de que reciclar foi é o caminho, aliada ao respeito maior para o desenvolvimento sustentável. Basta observar os resultados do Projeto Eco Vida, que em um ano tirou de circulação quase 1milhao de litros óleo saturado no comércio e residências de Londrina e região.
O presidente do Grupo Big Frango, Evaldo Ulinski, idealizador do projeto afirmou que o setor supermercadista deu o exemplo a ser seguido pelos demais segmentos do comércio varejista. “A campanha representou um trabalho árduo de conscientização para o desenvolvimento sustentável”, ressaltou Ulinski. Segundo ele, reuniões estão sendo realizadas com diversas prefeituras para que todo o comércio, feiras livres e indústria possam chegar ao mesmo caminho.
Ulinski afirmou ainda que, no início da implantação da campanha houve algumas divergências de opinião e estranheza quanto à adoção ao Eco Pontos (centrais de coleta), uma vez que a população estava acostumada a usar o produto para fabricar sabão ou descartar pelo ralo sem controle. Porém, prevaleceu o novo conceito e o trabalho de conscientização, feito em conjunto com diversas entidades e o poder público. “O sentimento de orgulho e solidariedade dos cidadãos falou mais alto. Tanto é que a campanha adotada em nossa cidade serviu de exemplo para outros municípios do Brasil e do mundo todo”, destacou.
BF Ambiental – Projeto Eco Oleo
A BF Ambiental tem hoje cerca de 3.400 Eco Pontos, espalhados no comércio, escolas, restaurantes e condomínios, além da distribuição de mais de 500mil bombinhas para armazenagem domiciliar. O engenheiro chefe e diretor da BF Ambiental, Eduardo Vilela, desenvolveu a indústria de subprodutos da Big Frango , onde esta instalada a maior usina para beneficiamento de óleo saturado do país, com capacidade para reciclar até 100mil litros/dia. O óleo reciclado é usado na fabricação de bio combustível, óleo para indústria comestica, verniz, entre outros.
O Projeto Eco Vida destina R$0,20 por litro arrecado para instituições como HCL (Hospital do Cancer de Londrina), Creches, Lar Infantil, Lar dos Velhinhos, entre outros.
Para saber mais acesse: www.bfambiental.com.br