Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Sem acordo

Fetag e Doux-Frangosul não fecham acordo. Criadores integrados da empresa cobram pagamentos atrasados.

Sem acordo

A proposta feita hoje pela Doux-Frangosul de cronograma de pagamento aos 2,7 mil integrados de aves e suínos da empresa não foi aceita pela Comissão Ampliada de Integrados. 

O cronograma de pagamento da companhia está atrasado há mais de três meses, informa a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado (Fetag). A Doux-Frangosul quer um período superior a 120 dias para deixar tudo em dia, iniciando em 15 de março e encerrando em 30 de julho. A comissão considerou o prazo de mais quatro meses excessivo.

A Fetag e os sindicatos de trabalhadores rurais enviaram uma contraproposta com a redução do prazo. Alegam que os integrados estão há mais de um ano sem receber em dia e, com isso, completamente descapitalizados. Entre os itens do documento constam: o início do cronograma da redução do atraso de 66 dias na remuneração dos lotes de aves e suínos entregues a partir de 1º de março, prevendo zeramento dos atrasos até 30 de junho; o pagamento em 30 dias após o abate dos lotes entregues a partir do dia 22 de fevereiro; e que a negociação acordada seja formalizada em documento assinado entre Doux-Frangosul e Fetag.

O presidente da Fetag, Elton Weber, disse que a comissão vai aguardar até 3 de março e, dependendo da resposta, serão tomadas ações, entre elas mobilizações.

“Temos a perspectiva de que a empresa atenda a proposta”, afirma Weber.