Redação (02/03/2009)- Fiscais agropecuários participam, até a próxima quarta-feira (4), do curso Bem-Estar Animal: Conceito, Métodos, Medidas e Aplicações na Produção Animal, na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília. O evento enfoca o programa de bem-estar animal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Sistema de Produção Integrada, os principais desafios e oportunidades das cadeias produtivas de bovinos leiteiros e de corte, suínos e aves e os princípios de auditorias em granjas, frigoríficos e fazendas.
Na abertura do encontro, nesta segunda-feira (2), o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Márcio Portocarrero, reforçou que o objetivo do treinamento é tratar das questões relacionadas aos procedimentos que devem ser adotados para o bem-estar animal, diante das regras que estão sendo construídas nas cadeias de aves, suínos e bovinos. Portocarrero ressaltou também a importância do fiscal federal nesse contexto. “Cabe ao fiscal atuar como um agente multiplicador das exigências do mercado e dos consumidores no Brasil”, explica.
De acordo com o secretário, é importante que esses profissionais estejam preparados e tenham conhecimento do assunto para levar adiante a política de bem-estar animal no País. “Temos que construir uma consciência crítica que leve ao setor produtivo a forma correta de adaptação”, diz.
O evento é uma parceria do Mapa com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (Etco), desenvolvido na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/Universidade Estadual Paulista, em Jaboticabal. Ao longo deste ano, estão previstos cursos, palestras e workshops sobre o tema de bem-estar e ética na produção animal.