Redação (06/03/2009)- A estratégia de crescimento da Perdigão, umas das maiores empresas brasileiras do setor de alimentos, era reduzir a dependência de apenas uma linha de produtos. Com isso, a companhia investiu fortemente em aquisições. A mais significativa foi a da gaúcha Eleva, do segmento de lácteos, por cerca de 2 bilhões de reais, em 2007.
Na época, a companhia conseguiu um feito histórico: ultrapassou a Sadia em faturamento e se tornou a maior empresa brasileira do setor. Uma curiosidade é que pouco antes, em 2006, a Perdigão foi alvo de uma oferta hostil de aquisição, rejeitada pelos acionistas, feita pela própria Sadia.
Concluída a aquisição da Eleva, teve início o difícil trabalho de integrar as duas companhias. Neste momento, a empresa colocou em prática um plano de integração de plataformas tecnológicas ousado, que envolveu o cancelamento de um projeto de implementação de ERP em andamento na Eleva e a instalação de todos os módulos SAP utilizados pela Perdigão na companhia comprada.
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Apesar de atuarem no mesmo setor da indústria, as operações das duas corporações eram muito distintas, como explicou Frank Tavares de Oliveira, gerente de sistemas da informação da Perdigão, em apresentação feita durante o SAP Fórum. Tradicional player no segmento de carnes, a Perdigão possuía pouca experiência em lácteos, área em que a Eleva tinha amplo domínio.
O objetivo principal da Perdigão, de acordo com Oliveira, era acelerar a integração das duas empresas, para começar logo a tirar proveito das sinergias operacionais possibilitadas pela aquisição, além de passar a fazer gerir mais rapiramente a Eleva. Neste sentido, a tecnologia tinha um papel fundamental.
Entretanto, alguns desafios precisavam ser superados. Um dos principais era manter a motivação do pessoal da área de tecnologia da informação da Eleva, que tive um projeto de implementação Oracle interrompido em sua fase final. Além disso, a empresa se deparou com obstáculos como o grande número de unidades a serem incorporadas (81) e de pessoas a serem treinadas.
Pesou na decisão pela plataforma SAP o fato de toda a companhia já operar com os sistemas da empresa. Na fase de planejamento, foram identificados cerca de 280 gaps no projeto, todos sanados, melhorando também a eficiência operacional da própria Perdigão.
O processo de implementação contou com um intenso trabalho de treinamento. Os funcionários da Eleva foram qualificados, inicialmente, em unidades da Perdigão que já trabalhavam com a plataforma. Em seguida, passaram a utilizar os sistemas com acompanhamento especializado em suas respectivas unidades.
Este processo foi feito em paralelo durante todas as fases do projeto, que teve início em janeiro de 2008, pouco mais de um mês depois da aquisição, e está previsto para terminar no primeiro semestre deste ano. O primeiro piloto do sistema entrou em operação em setembro do ano passado. A área de lácteos, que exigia maior atenção por não ser a especialidade da Perdigão, teve o go-live feito no mês passado.
Segundo Oliveira, os benefícios gerados com a integração incluíram a padronização dos processos das duas empresas, maior rapidez na mudança da gestão da companhia adquirida e a aceleração do aculturamento dos funcionários. Também foi possível otimizar o custo total de propriedade (TCO) dos sistemas.