A senadora atacou a omissão da agência no caso do herbicida 2,4-D, afirmando que a equivocada manifestação do Ministério Público em relação ao herbicida foi consequência de uma “crônica paralisia” da Anvisa.
Anvisa não vem cumprindo seu papel legal, diz Kátia Abreu
Ao comemorar a decisão da Justiça de manter uso do herbicida 2,4-D, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, atacou a omissão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no caso. “A Anvisa simplesmente não vem cumprindo seu papel legal”, disparou ela em discurso na Tribuna do Senado.
No entender da presidente da CNA, a equivocada manifestação do Ministério Público em relação ao herbicida foi consequência de uma “crônica paralisia” da Anvisa. Isso porque a autarquia teve prazo – de 2006 até agora – para reavaliar os produtos usados no combate às pragas que contém o herbicida 2,4-D, mas não “tomou nenhuma iniciativa e ninguém sabe as razões dessa grave omissão”, relatou.
A senadora destacou a decisão “lúcida e sensata da Justiça Federal”. “Se a suspensão do uso do herbicida tivesse sido aprovada, seria praticamente impossível manter os atuais níveis de produção e produtividade do setor agrícola brasileiro, além de encarecer o custo de produção e o preço final ao consumidor”, concluiu.
Leia também no Agrimídia:
- •Cuiabá sedia simpósio para discutir custos, inovação e sanidade na suinocultura
- •Professor da UPF conquista reconhecimento internacional no maior congresso mundial de suinocultura
- •Carne suína primária cresce no varejo britânico apesar da queda no consumo total
- •Processamento de soja no Brasil deve crescer em 2026 impulsionado pela demanda interna























