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Empresas

Indo às compras

<p>Executivo do Pão de Açucar diz que o grupo está estudando algumas empresas e pode fazer mais aquisições.</p>

O Pão de Açucar está estudando empresas e pode fazer mais aquisições, disse nesta quarta-feira o executivo Enéas Pestana, vice-presidente executivo da empresa. Ele foi entrevistado em chat especial no G1. De acordo com o executivo, o Pão de Açúcar tem planos de expandir sua área de atuação, hoje muito concentrada no Sudeste. “Sempre para ir para uma região em que a gente não tem um posicionamento forte a gente olha uma aquisição”, diz Pestana.

Segundo ele, nas regiões em que a empresa já tem atuação forte costuma preferir o crescimento orgânico (sem aquisições de outras empresas). O Pão de Açúcar comprou a rede de eletroeletrônicos Ponto Frio em junho deste ano e, em julho, adquiriu a participação de 40% que ainda não detinha do capital da rede de “atacarejo” Assai.

Empregos

De acordo com Pestana, mesmo com as aquisições e com a crise a rede varejista deve crescer e não deve haver demissões. “É uma crise seríssima, muito profunda. Mas a companhia tem passado por esse momento muito bem. A gente vai continuar crescendo”, diz Pestana. “Vamos continuar contratando e crescendo. Não tem nenhuma indicação de redução de quadros”, afirma ele.

Perguntado sobre o que levou o lucro do Pão de Açúcar a mais que dobrar no segundo trimestre, Pestana disse que “alguns fatores auxiliaram. O Brasil foi menos afetado pela crise, e o setor de varejo menos ainda. O grupo Pão de Açúcar, dentro do segemento do varejo, foi um dos menos impactados”.

Crédito

Para Pestana, o grupo Pão de Açúcar terá que prestar ainda mais atenção ao crédito devido à aquisição do Ponto Frio. “O crédito nesse segmento é extremamente importante. Vamos continuar fazendo isso de forma agressiva.  Nesse setor de eletro, o nível de uso do cartão de crédito é muito alto. Então, entendemos que o uso do cartão é muito importante e sabemos cuidar disso”, diz o executivo.

Sobre os diferentes formatos de mercados com que o Pão de Açúcar trabalha hoje, como as lojas menores Extra Perto e Pão de Açúcar, os hipermercados Extra e o “atacarejo” Assai, Pestana disse que “cada formato tem um posicionamento estratégico. O consumidor quer ter alternativas”.

Ele admite que o formato de hipermercado vem perdendo força. “Hoje em dia, as pessoas preferem a conveniência. A compra “picadinha” cresceu muito”, diz Pestana. “Mas comprar no hipermercado é uma experiência de compra única, em que vai a família toda e cada um vai para o seu setor”.