Redação (29/08/2008)- Em 2008, a avicultura brasileira deverá produzir 11 milhões de toneladas de carne de frango, 450 mil de carne de peru e 24 bilhões de unidades de ovos, além de carnes e produtos de outras espécies avícolas. O crescimento da atividade projetado para 2009 oscila entre 6% e 8%. Ampliar esses números nos próximos anos e manter a competitividade dos produtos avícolas brasileiros no mercado internacional são duas metas do novo presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Ariel Antonio Mendes, eleito nesta quinta-feira (28) para o cargo.
Dentre os novos desafios que serão enfrentados pelo novo presidente da UBA está o de manter a o excelente estado de sanidade dos plantéis avícolas brasileiros e continuar ampliando a capacidade de geração de empregos do setor. Hoje, pouco mais de 4,8 milhões de pessoas trabalham nas diversas atividades ligadas à produção avícola, fundamentalmente na área rural.
Ariel Antonio Mendes é professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp-Botucatu (SP) e desde 2000 tem ocupado a Vice-Presidência Técnica e Científica da UBA. Desde setembro de 2007, preside a Associação Latino-Americana de Avicultura.
Produtores de frango esperam crescimento de 8% este ano
<p>Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de carne de frango, atrás da China e EUA.</p>