Redação (19/08/2008)- Até o final deste mês, 20 técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vistoriam 3.100 hectares de propriedades rurais em nove estados beneficiados pelo Programa de Subvenção ao Prêmio Seguro Rural (PSR). As fiscalizações são quadrimestrais e, desta vez, serão em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Os técnicos percorrerão lavouras, pastos e florestas para conferir informações declaradas na contratação do seguro rural, como área e tipo de cultura. A amostragem vistoriada corresponde a 2% de todas as apólices beneficiadas com o PSR.
O PSR, programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é uma subvenção para minimizar riscos climáticos no setor agropecuário e tornar o seguro rural acessível a um número maior de produtores. O governo custeia parte do valor do prêmio a ser pago pelo produtor. Qualquer participante que cultive um dos produtos da lista do programa, como arroz, trigo, sorgo, milho, abacaxi, tomate e uva, pode se inscrever.