Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Treinamento sobre PNSS

<p>Resgatar a autoridade dos órgãos públicos sanitários, principalmente de suínos, nos Estados. Este foi o principal objetivo do ''Seminário sobre Programa Nacional e Estadual de Sanidade Suídea'', realizado na Bienal em Cuiabá-MT, nos dias 23 e 24 de agosto.</p>

Redação SI (03/09/07) – E a meta foi cumprida.  A avaliação é do diretor de mercado interno, da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora da Carne Suína, Abipecs, Jurandi Machado, e compartilhada com a diretoria da Acrismat.

Segundo Machado a questão sanitária e o desenvolvimento e efetivação de programas de sanidade nos Estados, antecede o alcance a novos mercados. "Não adianta ser campeão em produtividade, e não ter certificação sanitária, o mundo inteiro hoje não vacina mais, pois as doenças em   determinados paises foram erradicadas, e nós temos que seguir essa direção também. Mas só conseguiremos isso com sucesso na área de sanidade animal", defendeu.

Para estimular e difundir a importância da autoridade que ao longo de quatro anos a Abipecs desenvolve junto as secretarias de agricultura dos Estados, nos últimos anos com foco na régião sul do País, o trabalho da aplicação do Plano Nacional de Sanidade Suína, PNSS.

Machado ainda adianta que apesar das oscilações do mercado externo, e das campanhas internas emergentes de estimulo a consumo de carne suína no país, as empresas produtoras e exportadoras de carne suína mantém todo seu sistema de produção voltado a exportação. "As empresas sabem que o país tem mercado em potencial, sabem que há consumidores, mas toda a sua logística é direcionada a exportação, isso deve mudar um dia, mas levará tempo", prevê o diretor.

Nas previsões de Jurandir Mato Grosso está um passo a frente pra conquistar  mercados potenciais como Estados Unidos, México, Coréia do Sul e Norte, Japão e China. "Este estado tem produção tecnificada e trabalha com alta tecnologia, agora se trabalhar a questão sanitária tem tudo pra alcançar novos países", endossou.