Redação (17/04/06)- A superintendência do Ministério da Agricultura e Abastecimento no Rio Grande do Sul (Mapa/RS) está realizando blitz nos 3,2 mil estabelecimentos que vendem produtos veterinários em todo o Estado. O objetivo da inspeção é garantir as condições ideais de uso e conservação dos produtos. Até a última semana, foram vistoriadas casas veterinárias nos municípios de Passo Fundo, Estrela, Lajeado e Alegrete.
Segundo o diretor técnico do Mapa/RS, José Severo, a mesma operação foi realizada no ano passado, quando as inspeções ocorreram em 21 municípios gaúchos. “Encontramos problemas muito sérios como produtos vencidos, mal acondicionados, fracionados”, exemplifica Severo. A blitz do Mapa também visa detectar produtos expostos em locais inadequados nas lojas e sem registro. “Tem proprietário que expõe produtos proibidos à luminosidade do sol”, explicou.
No futuro, afirma Severo, a idéia é repassar à atividade à secretaria da Agricultura do RS, que, por enquanto, ainda carece de estrutura para desempenhar a atividade. “Se eu tiver 10 pessoas, faço um excelente trabalho”, reforça.