Da Redação 19/09/2003 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o governador Germano Rigotto para uma reunião emergencial na manhã desta sexta, dia 19. Por falta de vagas em vôos comerciais, Rigotto irá a Brasília num avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles discutirão a questão dos transgênicos. O deputado federal Paulo Pimenta (PT) também participará do encontro. Lula conversou sobre o assunto nesta quinta (18) com os ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, da Casa Civil, José Dirceu, e da Área Institucional, Luiz Gushiken.
O futuro da soja transgênica gaúcha poderá ser definido nesta reunião. Sob a mesa de Lula, estará uma nota técnica com dois cenários preparados pelo Ministério da Agricultura. A primeira proposta permite o plantio da semente transgênica por mais um ano por meio da edição de uma MP. A segunda mantém a proibição, mas alerta para a necessidade de um forte esquema de fiscalização. O documento foi preparado para que o ministro Roberto Rodrigues debatesse o assunto com Lula na viagem a Cartagena (Colômbia), na última terça-feira, e, desde então, vem sendo estudado pelo governo.
Durante sua passagem pela Expointer, o presidente prometeu tomar a decisão dos transgênicos levando em conta critérios científicos, deixando de lado as bandeiras ideológicas. Na oportunidade, o Rigotto se juntou ao coro dos produtores rurais e cobrou do governo federal a liberação do cultivo da soja transgênica para que os agricultores possam utilizá-la no plantio deste ano, previsto para as próximas semanas.