A JBS (JBSS3) anunciou nesta segunda-feira (9) a conclusão da aquisição da empresa espanhola BioTech Foods, atuante no desenvolvimento de biotecnologia para a produção de proteína cultivada.
A compra tem o intuito de viabilizar produção comercial a partir de 2024 com capacidade de mil toneladas por ano e investimento fabril de US$ 41 milhões.
A JBS também anunciou que sediará em Florianópolis o centro de pesquisa voltada para o tema, com investimento de US$ 60 milhões.
“O local, inicialmente, terá como foco o desenvolvimento de tecnologia própria para a produção de proteínas cultivadas, visando tornar mais eficiente, escalável e financeiramente competitivo o seu processo produtivo”, afirmou em nota.
Segundo a empresa, a operação marca o ingresso da JBS no mercado de proteína cultivada — que consiste na produção de alimentos a partir de células animais.
Assim, a companhia visa ampliar sua plataforma de novas formas de produção de proteína, atingindo mais clientes e abrangendo novas tendências de consumo.
A JBS divulgará seus resultados operacionais na quarta-feira (11), após o fechamento do mercado.