Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Política

Senador Blairo Maggi (PP) assume o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Escolhido para assumir o Ministério da Agricultura, o senador Blairo Maggi, conhecido como “rei da soja”, já foi governador de Mato Grosso por duas gestões. Recém-filiado ao PP para poder assumir o cargo, ele nasceu em 1956, em Torres (RS), mas foi no estado do Centro-Oeste que ficou conhecido nacional e internacionalmente.

Senador Blairo Maggi (PP) assume o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

(Foto: Pedro França / Agência Senado)Escolhido para assumir o Ministério da Agricultura, o senador Blairo Maggi, conhecido como “rei da soja”, já foi governador de Mato Grosso por duas gestões. Recém-filiado ao PP para poder assumir o cargo, ele nasceu em 1956, em Torres (RS), mas foi no estado do Centro-Oeste que ficou conhecido nacional e internacionalmente.

Formado em agronomia na Universidade Federal do Paraná, ele decidiu seguir os passos do pai, pequeno agricultor, investindo no cultivo da soja em áreas inexploradas, o que o levou a Mato Grosso.

Em alguns anos, o Grupo Amaggi, de sua propriedade, se tornou um dos principais exportadores de soja do país. Maggi também já foi considerado o maior produtor individual de soja do mundo.

Iniciou a carreira política ao se tornar suplente pelo PP do senador Jonas Pinheiro, eleito por Mato Grosso, em 1994. Já filiado ao PPS, concorreu ao governo do estado em 2002 e venceu no 1º turno, com 50,6% dos votos. Foi reeleito em 2006, também no 1º turno, com uma margem ainda maior: 65,4% dos votos.

Decidiu deixar o PR e ingressar no PP após ser convidado a assumir a pasta da Agricultura no governo Temer na cota do partido poucos dias antes da votação do impeachment no Senado.

Casado, Blairo Maggi tem três filhos e uma neta. Seu patrimônio declarado à Justiça Eleitoral gira em R$ 152,5 milhões. O senador, que deixou o PR para se filiar ao PP, afirmou a jornalistas que confirmada sua nomeação para o posto, defenderá a ampliação do prazo para que pequenos e grandes proprietários façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR), e a redução de custos para os produtores. Maggi disse ainda que é importante “fazer com que o produtor mantenha sua renda”.