Na última quinta-feira, 20, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) participou da 22ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo em Brasília-DF. O chefe-geral Antônio Álvaro Corsetti Purcino abordou a situação conjuntural do sorgo no mundo, com perspectivas futuras, dados de produção e de produtividade, além de estabelecer uma relação entre os mercados de soja, milho e da cultura em questão.
A utilização do sorgo na alimentação animal e também na alimentação humana, além das possibilidades de uso do cereal na geração de energia e para o etanol, também foram aspectos citados. Intitulada “Sorgo granífero: estenda sua safrinha com segurança”, a palestra está disponível no site do Ministério da Agricultura. Clique aqui para acessá-la.
Plinio Nastari, presidente da Consultoria Datagro, especializada em produção de açúcar e etanol no Brasil, falou sobre as possibilidades de se produzir etanol de milho no país. Segundo ele, o combustível pode agregar valor ao cereal, além de citar a expansão da área de produção nos Estados Unidos. Clique aqui para visualizar a palestra.
Por fim, Thomé Luiz Freire Guth, da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), apresentou palestra sobre a conjuntura do milho. Clique aqui para acessar.
Saiba mais sobre a Câmara Setorial
A instalação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo aconteceu no dia 6 de julho de 2006, em Brasília-DF. O ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luis Carlos Guedes Pinto, empossou como presidente da Câmara César Borges de Sousa, da Abimilho, e para o encargo de secretário-executivo, Sílvio Farnese, da Secretaria de Política Agrícola do Mapa.
A Câmara teve origem na 2ª Reunião Extraordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos, ocorrida em 21 de fevereiro de 2006, quando foi proposto o desmembramento da mesma em duas, uma de milho e sorgo e outra de aves e suínos. Na 8ª Reunião Ordinária da Câmara, em 25 de abril de 2006, após a aprovação dos membros e do ex-Ministro Roberto Rodrigues, o referido desmembramento foi oficializado.
A Câmara é composta por 23 órgãos e entidade, e foi criada oficialmente com a edição da portaria de nº 294 01 de dezembro de 2006, publicado no DOU de 04 de dezembro do mesmo ano.