O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) passa a integrar o Grupo Técnico para Análise, Seleção e Acompanhamento do Programa Mais Alimentos Internacional (GT Mais Alimentos). Resolução nesse sentido foi publicada nesta quinta-feira, dia 13 de junho, no Diário Oficial da União.
Foi formalizada a nomeação de dois representantes do Mapa. A titular será a coordenadora de Assuntos da Organização Mundial do Comércio, Lucy França Frota, e como suplente, Celso Luiz Claro, assessor do Gabinete da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio.
O GT trata da cooperação relativa ao Memorando de Entendimento entre o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e o órgão dos países beneficiários do Programa Mais Alimentos Internacional, como alguns africanos, para trabalhar pela ampliação e fortalecimento das relações econômicas bilaterais.
O Projeto de Cooperação Técnica, nomeado Capacitação Técnica e Transferência Metodológica para o Programa Mais Alimentos Internacional, será implementado entre os países em desenvolvimento e o Brasil, para a exportação de máquinas e equipamentos agrícolas, a fim de garantir a troca de experiências em políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar e nutricional.
O projeto será assinado entre a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e autoridades dos países contemplados.