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Mercado Interno

Frango é consumido por 100% das famílias brasileiras aponta pesquisa

O ovo está presente na dieta alimentar de 99% das famílias entrevistadas, contra 98% da carne bovina, 96% da carne de peixe e 74% da carne suína.

Baked chicken in tomato sauce with green beans on the side
Baked chicken in tomato sauce with green beans on the side

Uma pesquisa encomendada pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef) e realizada pelo Centro de Assessoria e Pesquisa de Mercado (Ceap), com 2.869 famílias de todo o Brasil, constatou que em 100% desses domicílios consome-se carne de frango. O ovo está presente na dieta alimentar de 99% das famílias entrevistadas, contra 98% da carne bovina, 96% da carne de peixe e 74% da carne suína.
Os resultados mostraram também que 85% das famílias entrevistadas consideram o frango uma carne saudável. E a maioria das famílias (58%) a consome pelo menos duas a três vezes por semana.
“A pesquisa comprova que a carne de frango tornou-se definitivamente um hábito alimentar do brasileiro por ser não apenas uma proteína animal barata, mas, principalmente, por representar um alimento saudável e nutritivo”, destacou o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra.
A pesquisa foi realizada entre novembro de 2011 e fevereiro deste ano, com famílias das principais cidades de todas as cinco regiões brasileiras. Os entrevistados tinham entre 18 e 65 anos de idade, representavam todas as classes sociais (de A a E) e de variados graus de instrução.

Preferência pelos cortes

Dos entrevistados, 47% consomem cortes de frango, 20% preferem frango inteiro e 33% compram tanto frango inteiro quanto em cortes.
A coxa e a sobrecoxa são os produtos mais consumidos pelas famílias do Sul, Sudeste e Centro Oeste, e também nas classes A e B, enquanto a preferência no Norte e Nordeste, é pelo frango inteiro, o mesmo ocorrendo nas classes C, D e E.
Quanto ao grau de instrução, os consumidores com curso superior completo preferem os cortes mais nobres, como o filé de frango (56%). Mas 51% dos entrevistados que cursaram até a terceira série do ensino fundamental informaram consumir coxa e sobrecoxa.

O prazo de validade e o aspecto do produto, ambos com 38%, foram os principais critérios de decisão mencionados pelos entrevistados na hora da compra, no caso dos cortes de frango, contra 35% do preço. No caso do frango inteiro se destacam, como critérios, o aspecto do produto, com 37%, e o preço, com 36%.

Hábitos no consumo de ovos

No caso do ovo, 88% consideram o produto uma excelente fonte de proteínas e 82% o classificaram de um alimento saudável. Quanto aos critérios de decisão na hora da compra destacaram-se a cor (31%), o tamanho (28%) e o prazo de validade (27%). O preço veio apenas em quarto lugar, com 16% das respostas.

Aceitação

De acordo com a Ubabef, a pesquisa revela também que ainda há espaço para ampliar seu consumo no Brasil, diante da ampla aceitação e boa imagem do produto. Dos entrevistados, 79% a veem como uma proteína animal mais barata; 74% a consideram um alimento ideal para quem faz dieta alimentar; 66% apontaram baixo teor de gordura; 54% citaram-na como mais prático de preparar, em relação às carnes vermelhas; e outros 42% afirmam que a carne de frango é fonte abundante de vitaminas.
Consultadas pela pesquisa, 73% das famílias disseram não ter/não saber que sugestões fazer para a melhoria do frango inteiro, o que indica sua aceitação pelo mercado. E apenas 5% mencionaram hormônios, sugerindo a diminuição, redução ou eliminação de uma substância que, na verdade, não é utilizada na criação de frangos no Brasil. No caso dos cortes de frango essa sugestão sequer foi mencionada. E a maioria (52%) deseja mais variedades.
“Trata-se de um mito que ainda persiste. Na realidade o progresso na criação de frangos se deve a uma combinação de melhoramento genético, climatização adequada, respeito ao bem-estar animal e a uma alimentação à base de milho e soja. A utilização de hormônios é proibida e rigidamente fiscalizada tanto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento quanto por autoridades sanitárias dos mais de 150 mercados para os quais o Brasil fornece o produto, na qualidade de maior exportador mundial”, frisou Turra.

Campanha

Para estimular o aumento do consumo de carne de frango no mercado interno, a Ubabef irá realizar uma campanha institucional, começando pela veiculação de vídeos em redes sociais.
“Em 2011, o Brasil produziu 13,058 milhões de toneladas de carne de frango, sendo que 9,1 milhões foram destinadas ao mercado brasileiro. Nosso consumo per capita chegou a 47 quilos ano passado, superando o dos Estados Unidos. Temos certeza de que, diante de tamanha aceitação e, por que não dizer, admiração pelo produto, poderemos ampliar ainda mais a presença da carne de frango na mesa dos brasileiros”, assegurou o presidente executivo da Ubabef.