O deputado federal Valtenir Pereira (PSB/MT) atribuiu aos esforços da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) os motivos pelos quais o custo dos alimentos se mantém sob controle e ao alcance dos brasileiros. A afirmação foi feita na tribuna da Câmara Federal esta semana durante discurso em homenagem aos 38 anos da Embrapa, comemorados na terça-feira.
“Não fossem as tecnologias desenvolvidas e entregues aos agricultores pela Embrapa, repito, os brasileiros pagariam mais pelo preço dos alimentos”, elogiou o parlamentar ao destacar que o grande debate nacional entre a produção e o consumo é o preço dos alimentos, que onera o bolso das famílias.
De acordo com Valtenir, se o custo dos alimentos permanecessem elevados, aumentariam as desigualdades sociais e regionais, pois o Brasil não seria um país forte ao não permitir que uma parte dos brasileiros não tivesse a oportunidade de se alimentar.
“E isso seria uma injustiça, porque as famílias que têm menos recursos, as famílias de baixa renda, não podem comprometer 40%, metade e até mesmo 70% do seu ganho com alimentação”, ressaltou.
O deputado lembrou ainda que a atuação da Embrapa foi marcada pela valorização do capital humano com redes de pesquisa, dedicação de estudos de campo, utilização responsável dos recursos naturais e desenvolvimento de tecnologia para facilitar a agropecuária empresarial e a agricultura familiar.
“Na prática, o que a Embrapa consegue é fazer todos os agricultores, pequenos ou grandes, produzirem mais, em áreas menores, com menos custo e entregar aos brasileiros um preço reduzido dos alimentos”.