Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Protesto contra o Mercosul

Produtores agrícolas da União Europeia se opõem ao possível acordo comercial do bloco com o Mercosul.

Protesto contra o Mercosul

Produtores agrícolas da União Europeia estão se movimentando a fim de evitar um acordo de livre comércio entre o bloco e o Mercosul. Eles alegam que a possivel aliança seria prejudicial para a agricultura da UE.

O Comitê das Organizações Profissionais Agrícolas e Cooperativas na Europa (Copa-Cogeca), e representantes da indústria apresentaram dados sobre os efeitos de um acordo com o bloco latino-americano. Gerd Sonnleitner, presidente da Copa-Cogeca, disse que as perdas para o setor agrícola europeu poderiam chegar a 13 bilhões de euros, ou 18,7 bilhões de dólares.

Além disso, Sonnleitner afirma que o Mercosul já exporta produtos à UE em proporções acima das cotas estipuladas, logo, não há necessidade de concessões adicionais para aumentar este comércio. “Se um acordo for fechado, a UE ficará dependente de uma fonte externa para manter a sua segurança alimentar e, portanto, estaria exposta as condições meteorológicas ou decisões políticas desses países”, disse Sonnleitner.

O Mercosul é responsável atualmente por 86% das importações de bovinos da UE, 70% das compras de carne de frango e 50% da demanda europeia de proteína vegetal. As informações são do site Watt.