Qrcode é um código de barras bi-dimensional que pode ser interpretado rapidamente pela câmera de um celular ou câmeras digitais, em formato VGA. Basta que o código seja fotografado para que seu conteúdo seja “lido” pelo browser do celular. Vale ressaltar que tanto para impresso quanto para online ele funciona perfeitamente, pois o mesmo vai buscar a informação contida no código na internet.
Ilustração do site Kaywa Reader
Atualmente existem mais de 70 formatos de códigos de barras, entre estes, apenas 12 estão aptos a funcionar via mobile, os mais utilizados no Brasil é o Qrcode e sutilmente o Datamatrix.
Qrcode: Destaca-se pelos três quadrados na ponta. Ah! esse código é do meu Twitter pessoal. O código, aos poucos, está caindo nas graças de agências de comunicação, supermercados e jornais. A agência de publicidade e propagandaDM9 realizou uma campanha utilizando o Qrcode e também a Escola de Tecnologia Impacta para ofertar seus cursos.
No Japão, percussor dessa tecnologia de códigos de barra 2d, os usuários de celulares estão a todo momento fotografando Qrcodes nos mais diversos lugares e locais, por todo lugar que se anda, há um código é nas embalagens de produtos, banca de jornais, metrô e por aí vaí…
O destaque fica para duas iniciativas que chamam atenção a rede de supermercados sul¬coreana que decidiu inovar, adesivando nas paredes, colunas e portas da estação de trêm diversos tipos de produtos contendo Qrcode, quando fotografados ou visualizados leva os usuários a uma plataforma de compra, isso tudo, visando a compra, mas fazendo parte também do dia a dias das pessoas.
A banda banda Pet Shop Boys, que utilizou imagens do código Qrcode no clipe da música Integral. São dezenas de códigos que aparecem durante o clipe. Todas as imagens, quando decodificadas, apresentam links para diferentes sites, em geral tratando da questão da privacidade no mundo contemporâneo (irado). assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=lG8o5uInjiE
Bom, a discussão que podemos ter, com base nas funcionalidades desses códigos de barra 2d, que o celular é, de fato, a grande mídia do século 21. Mas, no Brasil, quais sites, blogs e portais, estão aptos a serem navegados via mobile? Até que ponto, isso é viável para ações no agronegócio? você já viu? Deixe seu comentário e Cultive e Comigo!
Ah, faça o seu QrCode, abaixo o link do site:
http://qrcode.kaywa.com/
Lista de leitores para tablets e smartphones
Iphone:
NeoReader
Optiscan
Android:
QR Droid
Barcode Scanner
Vinicius Dias, formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Agronegócio, especialista em Gestão de Comunicação em Hipermídia. Atualmente trabalha na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo na de assessoria de comunicação responsável pela área de Marketing Digital.
Contato: http://meadiciona.com/cavdias