O Brasil é o quarto maior produtor mundial de carne suína, que é hoje a carne mais consumida no mundo, mas pouco consumida no Brasil. Uma das estratégias do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) para o aumento de consumo da carne suína no país é informar que além de ser um alimento saboroso, é muito saudável.
O Governo do Estado do Paraná e a SEAB, por intermédio da Associação Paranaense de Suinocultores (APS) está contribuindo para a divulgação do Programa PNDS, através do fornecimento de materiais para divulgação. Foram produzidos para a distribuição gratuita 21.000 flyers e 3.500 livros de receitas.
O material traz receitas que revelam a importância deste alimento no cotidiano, soluções de uma alimentação saborosa, mais equilibrada, nutritiva, rica em potássio e outros ingredientes fundamentais para a saúde. O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) tem como objetivo atingir a meta de aumento de 2kg per capita no consumo brasileiro de carne suína, até 2011.