Autorregulação e expansão de mercados devem impulsionar agroindústrias do Paraná

A regulamentação da Lei Federal 14.515/2022 anunciada, permitindo a autorregulação para agroindústrias de diversos setores, incluindo a produção de ração e proteína animal, foi celebrada pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Para eles, os avanços legislativos e sanitários devem fortalecer a agroindústria paranaense.
A legislação estabelece a obrigatoriedade de sistemas de autocontrole nos processos produtivos dos setores regulados pela defesa agropecuária. Segundo o governador, essa medida deverá facilitar a expansão da produção estadual, já reconhecida por ser a maior em proteína animal no país, e criar mais oportunidades de emprego.
Além disso, o reconhecimento do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação abre caminho para a exportação de carne para novos mercados internacionais. Negociações estão em curso para viabilizar a importação de produtos paranaenses pelo Chile, com outros países também em vista para futuras exportações.
Leia também no Agrimídia:
- •Exportações de carne de frango já superam volume embarcado em todo junho de 2025
- •Porto de Paranaguá reforça liderança nas exportações de proteínas animais
- •Colheita do milho de inverno avança para 11% da área cultivada no Brasil, aponta Conab
- •Dólar sobe para R$ 5,18 e alcança maior valor desde março
O governo estadual e representantes do setor produtivo têm trabalhado para garantir o status sanitário diferenciado do Paraná, que contribui significativamente para a produção e exportação de frango no cenário mundial.
Com a habilitação de seis novas plantas frigoríficas para exportação para a China e o iminente reconhecimento pelo Chile, o Paraná se prepara para ampliar ainda mais sua presença no mercado global de proteína animal.























