Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativas

Soja da Cocamar

Cooperativa prevê processar 870 mil toneladas de soja em 2010. Crescimento é de 5,84% sobre o recorde de 2009.

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial tem a meta de processar 870 mil toneladas de soja em 2010 – aumento de 5,84% sobre as 822 mil toneladas processadas em 2009. Para alcançar o objetivo, a cooperativa maringaense espera a entrega de 450 mil toneladas de soja dos próprios cooperados. O restante, mais de 300 mil toneladas, será comprado de outras sete cooperativas paranaenses e de comerciantes do Mato Grosso. “A ação será semelhante ao que já vínhamos fazendo nos últimos anos, só que com uma quantidade muito maior”, diz o superintendente industrial da Cocamar, Celso Carlos dos Santos Junior.

A soja proporciona à cooperativa seus produtos industriais mais rentáveis – o farelo e o óleo vegetal, que serão comercializados principalmente no mercado interno. Boa parte do óleo será refinado para o uso doméstico em cozinha. A Cocamar pretende ampliar a produção de óleo refinado de 6,313 milhões de caixas, volume alcançado em 2009, para 7,4 milhões de caixas – cada uma, com 20 unidades de 900 ml.

A diferença em relação ao ano passado deverá ser a remuneração dos cooperados. Apesar do bom desempenho de 2009, os produtores tiveram perdas devido à baixa cotação do grão. “No ano passado, tivemos um bom volume na safra, mas o preço caiu”, analisa Santos. “Este ano, esperamos melhorias tanto na quantidade colhida quanto no preço”, acrescenta.

A Cocamar espera uma expressiva redução no custo de produção, com a maior participação da usina própria de cogeração de energia elétrica. “Teremos uma economia, além da estabilidade no fornecimento de energia e a contribuição ao meio ambiente”, analisa Santos. A usina é movida pela queima de bagaço de cana-de-açúcar.

Produtividade
A colheita da soja começou na região de Maringá, nas áreas com lavouras precoces – plantadas entre meados de setembro e outubro de 2009. A região com soja mais desenvolvida é a da Floresta, município a 28 km de Maringá. Nesta semana, depois de um mês em que a chuva não deu trégua, as colheitadeiras puderam finalmente entrar em ação.

De acordo com o gerente de produção da Cocamar em Floresta, Frederico Altrão, as áreas já colhidas no município e nas cidades vizinhas – Itambé e Ivatuba – apresentaram produtividade acima do esperado. “A média encontrada na região ficou entre 3.000 e 3.200 quilos por hectare”, informa Altrão.

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), a média para a região de Maringá na safra 2008/2009 foi de apenas 1.911 kg/ha. O Deral estima que os produtores de soja terminem a safra 2009/2010 até o 10 de maio. O volume total esperado para o Paraná é de 13,4 milhões de toneladas – recorde para o Estado.